Ajuda Amiga - Associação de Solidariedade e de Apoio ao Desenvolvimento
Inicio Quem Somos  Actividades Participe Noticias English

Actividades

Projeto uma Escola para todos
 

Projetos

 

PROJETO UMA ESCOLA PARA TODOS

 

1.     OBJETIVOS

 

Os objectivos principais deste projecto são promover um ensino multicultural em Portugal, preservar e divulgar a história da Guiné-Bissau e a sua cultura, apoiar a inclusão das comunidades guineenses, através da publicação e distribuição gratuita do livro "Lendas e Contos da Guiné Bissau " em escolas em Portugal e em bibliotecas públicas na Guiné-Bissau.

 

Dado o interesse que o livro suscita junto da comunidade ligada à cultura guineense, o mesmo será igualmente distribuído junto dos doadores da Ajuda Amiga, meios de comunicação, técnicas sociais integradas em comunidades guineenses, etc.

 

2.     DESCRIÇÃO DO PROJETO

2.1 DETALHES DOS OBJETIVOS

 

O livro foi criado para ser uma ferramenta usado para interagir com a juventude, mas o seu conteúdo abarca todas as idades, e que tem por missão:

·       Aumentar nos jovens africanos o sentimento de confiança nas suas capacidades, mostrando-lhes exemplos de seus compatriotas que encontraram muitas dificuldades e grandes obstáculos, mas conseguiram superá-los;

·       Além de gerar um forte estimulo à leitura nos jovens, o livro irá criar um sentimento de orgulho pelos feitos de seus ancestrais, estimulando a sua motivação em vencer os seus desafios e lutar por um futuro melhor, e fazer aumentar a sua auto-estima, o que terá impacto no seu desempenho académico, nos seus valores e na criação de raízes;

·       Preservar a cultura e história da Guiné-Bissau, permitindo a sua passagem para as gerações futuras;

·       Promover o reconhecimento da história da África, o qual é importante para quebrar as barreiras de incompreensão e da inclusão da história Africano;

·       Apoiar projectos escolares que promovam o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural;

·       Promover a ideia de que a diversidade étnica é uma riqueza cultural, que deve ser preservada;

·       Responder à enorme procura que este tipo de livros tem pela juventude e não só, cobrindo a lacuna da sua inexistência;

·       Promover palestras em escolas sobre Guiné-Bissau, as suas lendas, contos e como os valores são importantes para o bem comum.

 

2.2 PRODUÇÃO

 

Foi realizada uma primeira edição de 600 exemplares suportada financeiramente apenas pela Ajuda Amiga e pretende-se alargar essa emissão produzindo mais 1.000 exemplares, caso existam apoios financeiros para apoiar os projetos da Ajuda Amiga que o permitam.

 

Os livros editados no âmbito deste projeto apenas incorrem nos custos da sua produção gráfica, o autor entregou o livro pronto a ser editado, e não existem quaisquer custos de direitos de autor ou outros.

 

A produção do livro tem o formato de 17cmx24cm, 102 páginas e 43 ilustrações, sendo dez a cores;

 

A edição do livro teve o apoio de um dos parceiro da Ajuda Amiga, o MIL - Movimento Internacional Lusófono e da DG Edições.

 

2.3 DISTRIBUIÇÃO

 

A distribuição que irá ocorrer em 2017 em Portugal. Os destinos prioritários foram as bibliotecas publicas e escolas dos Conselhos de Sintra, Loures, Amadora, Odivelas e Lisboa, mas será enviado o livro a qualquer escola que o solicite independentemente da sua localização, enquanto existirem livros disponíveis.

 

Foi igualmente feita uma distribuição aos associados da Ajuda Amiga e aos participantes no livro. Será feita igualmente aos doadores, para todas as doações a partir de 10 euros.

 

Em 2018 será feita uma distribuição nas bibliotecas da Guiné-Bissau, pelos membros da Ajuda Amiga, que ali se irão deslocar, a expensas próprias para distribuição de bens e preparação dos próximos projetos.

 

 

3.     DESCRIÇÃO DO LIVRO

3.1 RESUMO DO LIVRO

 

O livro faz uma viagem ao passado da Guiné-Bissau, contando lendas sobre as suas origens, sobre reinos africanos que ali existiram e apresenta uma seleção de contos, o que num breve resumo são as seguintes:

 

·       Lendas balantas - a origem dos balantas e o porco que deu nome ao conhecido Presidente Kumba Yalá;

·       Lendas bijagós - a origem dos bijagós, as suas lutas, as suas "rainhas", e o tesouro de Oquinca Pampa;

·       Lendas mancanhas - a origens dos mancanhos, e a bela história de amor que deu origem à localidade de Bula;

·       A Lenda de Sundiata Keita - é a lenda de uma das maiores epopeias africanas, a história do menino que não conseguia andar, que aos 10 anos foi obrigado a fugir para não ser morto, e que a partir do nada, apenas com a sua determinação, coragem e inteligência, criou o maior império africano;

·       A lenda de Djanqui Uali  - Djanki Uali o último imperador do Império de Cabú, e a heróica batalha pela defesa da sua capital, Cansalá (sedeada na atual Guiné-Bissau), tornaram-se um símbolo de coragem, pois com 600 guerreiros destruiu um exército de 40.000;

·       A lenda de Alfa Môlo - Alfa Môlo era um pobre servo ao serviço de uma família rica, que liderou a revolta no Reino do Firdu, um Reino em que os servos e os escravos, passaram a ser os novos senhores, e ele o seu novo rei;

·       A lenda da canoa papel - a luta dos papéis de Bissau contra os estrangeiros, e a sua canoa com espíritos malignos que desapareceu.

 

Os seguintes contos narram como a esperteza da lebre e do camaleão, que conseguem vencer o maldoso lobo em desafios impossíveis. Os contos lembram ainda os perigos que correm as crianças sozinhas no mato, a importância da paz, da unidade, da amizade e da solidariedade:

·       A lebre e o lobo no tempo da fome;

·       O camaleão ganha a corrida ao lobo;

·       O casamento do lebrão;

·       O hipopótamo dá boleia ao lobo;

·       O leão e o javali no tempo da sede;

·       O lobo e a lebre vão à pesca;

·       O lobo que queria comer os filhos da lebre.

·       O menino e o patu-feron.

 

As lendas selecionadas aproveitaram a riqueza da diversidade étnica guineense, e tiveram como critério a sua importância na histórica e o seu desconhecimento pelo público.

 

Os contos tiveram como critério, selecionar os que ainda não tinham sido publicados, e a mensagem positiva que estes encerravam.

 

3.3 CONCEÇÃO DO LIVRO

 

Dado que o publico alvo é a juventude a parte gráfica do livro ganhou mais importância, assim todos os contos e lendas possuem ilustrações a preto e branco e/ou a cores.

 

O autor contou neste projeto com a apoio de artistas e especialistas:

• Joaquim Carlos Martins Fortunato - autor;

• Augusto Trigo - mestre Augusto trigo é reconhecido como o maior pintor e ilustrador de Guiné-Bissau, é uma referência da cultura guineense – participou com 28 ilustrações, incluindo a capa e contracapa;

• Ady Pires Baldé - grande jovem pintor de Guiné-Bissau - 4 ilustrações;

• José Hilario da Silva Portela - grande pintor e escultor português - 4 ilustrações;

• José Ruy - mestre José Rui é um dos maiores ilustradores portugueses - 4 ilustrações;

• Lemos Djata - grande jovem pintor da Guiné-Bissau - 3 ilustrações;

• Luísa Barbosa - professora de português, revisão dos textos;

• João Filipe Freitas Pais - especialista gráfico, paginação gráfica.

 

A diversidade de ilustradores foi propositada, pois pretendia-se a criação de um projeto luso-guineense.

 

3.4 PREFÁCIO DO LIVRO

 

O prefácio do livro ficou a cargo do historiador guineense Leopoldo Amado.

 

Leopoldo Amado é o atual Diretor-Geral do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau, investigador, diretor de várias revistas culturais, autor dos livros "Guineidade & Africanidade: Estudos, Crónicas, Ensaios e Outros Textos", e "Guerra Colonial & Guerra de Libertação Nacional (1950-1974): o caso da Guiné-Bissau", organizador do livro de Aristides Pereira, "Um partido, Uma luta, Dois países: O meu testemunho", e coautor do livro "Bolama, Caminho Longe – Entre a cobiça dos homens e a Esperança".

 

3.5 AUTOR

 

Joaquim Carlos Martins Fortunato nasceu em 1947 em Queluz, é presidente da ONG Ajuda Amiga desde 2008, a qual desenvolve a sua principal atividade na Guiné-Bissau. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, trabalhou como consultor e diretor em algumas das maiores companhias de consultoria nacionais e internacionais.

 

No mundo da escrita iniciou a sua atividade em 2003 escrevendo peças jornalísticas sobre desporto e sobre a Guiné-Bissau, para várias revistas e jornais.

 

O seu primeiro contacto com a Guiné foi em 1969, quando ali prestou serviço militar, continuou em 1986 como consultor e a partir de 2006 empenhou-se em promover ali projetos de solidariedade e de apoio ao desenvolvimento, tendo para o efeito fundado com outros antigos combatentes que ali estiveram, a ONG Ajuda Amiga em 2008.

 

Embora desde os contactos iniciais em 1969 o autor tenha iniciado a recolha de elementos sobre a cultura guineense, foi nos últimos dez anos que intensificou essa recolha e foi durante este período que começou a pensar a ideia de elaboração de um livro de lendas e contos da Guiné-Bissau.

 

A recolha das lendas e dos contos foi feita quer na Guiné-Bissau, quer em Portugal junto da comunidade guineense, e as pessoas contactadas foram os artistas de corá que continuam a cantar as antigas lendas, e a população em geral, com contadores de histórias de todas as idades.

 

4.     PLANEAMENTO

 

A fase zero do projeto foi a concepção do livro, e não está incluída neste planeamento do projeto, pois foi realizada pelo autor, com apoios já referidos.

 

PLANEAMENTO

 

      Atividades        -          Anos/Meses

2016

2017

2018

4

5

6

7

8

9

10

11

12

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

1

2

3

4

Fase 1 - Preparação

 

 

 

                                           

Seleção fornecedores e angariação de apoios

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fase 2 - Produção

 

 

 

                                           

Produção da 1ª edição do livro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fase 3 - Distribuição em Portugal

 

 

 

                                           

Distribuição em escolas e bibliotecas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fase 4 - Distribuição na Guiné-Bissau

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Distribuição em bibliotecas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fase 5 - Acompanhamento

 

 

 

                                           

Palestras, inquéritos e relatório final

 

 

 

                                           

 

5.    IMAGENS DO LIVRO

 

Apresentam-se a seguir algumas imagens do livro, clique na imagem para visualizar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Este site foi actualizado em 18/03/2017


Web site: http://ajudaamiga.com.sapo.pt

 

Optimizado para 800 x 600

 

Web Design

Carlos Fortunato